A meditação Vipassana


A meditação Vipassana de susana colucci Astrologia Te chegou o momento. Rende-te e serás livre – Buda.

A meditação Vipassana é uma das técnicas mais antigas de meditação da Índia. Vipassana significa ver as coisas tal como realmente são. Foi popularizada por Gautama (o nome que tomou o príncipe Siddhartha quando deixou seu palácio para voltar-se monge) faz mais de 2.500 anos e foi ensinada por ele depois do que atingiu a iluminação e tomou o nome de Buda, como o remédio para males universais, isto é, como uma arte: A arte de viver.

Esta técnica tem por objetivo a total erradicação das impurezas mentais, e a resultante felicidade suprema da completa libertação. Seu propósito é a erradicação do sofrimento.

Mediante a meditação se procura a transformação mediante da observação de se mesmo, produzindo uma mente equilibrada, cheia de amor e compaixão.

As leis científicas que operam em nossas sensações, sentimentos, pensamentos e juízos chegam a fazerem-se evidentes. Mediante a experiência direta, compreende-se a natureza de como um cresce ou decresce, de como um produz sofrimento ou se libera dele. A vida se vai caracterizando por uma intensificação da consciência, pela ausência de engano, pelo autocontrole e a paz.

A prática da meditação Vipassana é em verdade um treinamento mental. Da mesma maneira que os exercícios físicos podem melhorar a saúde do corpo, este tipo de meditação pode ser utilizado para desenvolver uma mente saudável.

Para aprender esta técnica meditativa o sugerido é tomar um curso especializado que pelo geral constam de três passos, o primeiro é adquirir domínio sobre a mente mediante a observação contínua da respiração, tal como entra e sais pelas fossas nasales. Uma vez que se consegue um estado em onde a mente está acalmada e concentrada, se começará a pôr atendimento nas sensações do corpo para compreender sua natureza e, enquanto se desenvolve a equanimidade, aprende-se a não reagir ante cada uma delas.

O último passo é a meditação sobre o amor universal, que envia bondade infinita a todos os seres.Na atualidade a escola Vipassana está a cargo do senhor S.N. Goenka nativo de Birmania, quem no último dia de curso usa a seguinte oração: Que todos os seres tenham a felicidade e suas causas. Que todos os seres se liberem do sofrimento e de suas causas.

Beneficiam-se todos com a meditação e a Vipassana especialmente àquelas pessoas que tenham nascido no período de nove horas antes e nove horas depois de cada fase intermédia de Lua: Crescente e Minguante.

susana colucci

Tambem publicado en NotiEMAIL

1 comentario:

Sebastian Valle dijo...

Gosto muito deste blog e me surpreendeu encontrar uma publicação sobre Vipassana nele.
Escrevo um blog muito popular sobre Vipassana e outros assuntos meditativos: http://sebastianvalle.wordpress.com/
Tenho certeza que interessará a todos os buscadores.