Para vencer o afeiçôo

Para vencer o afeiçôo de susana colucciUma história:

Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo, Egito, com a finalidade de visitar a um famoso sábio, o turista se surpreendeu ao ver que o sábio vivia num quarto muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobiliário eram uma cama, uma mesa e um banco.

- Onde estão seus móveis? - perguntou o turista.

E o sábio, rapidamente, também perguntou:

- E onde estão os seus...? -
- Os meus? - se surpreendeu o turista -¡Mas se eu estou aqui somente de passagem! -
- Eu também... - concluiu o sábio.

Uma mensagem:

Jesús em sua mensagem, segundo Tomás, conduz à liberdade, convida ao homem ao regresso à inocência, deixando atrás as vestimentas com as que se cobre (dogmas, conceitos, doutrinas, assunções, etc.) e despindo-se da “cultura” que não lhe permite atingir a Unidade, que não lhe permite ser genuíno como são os meninos pequenos ao nascer, quando ainda não foram contaminados com o “saber” materialista e conveniente ao interesse de poucos.

Sua mensagem de liberdade, indica que se tem de passar por esta vida como um transeunte: (dito 42 do evangelho segundo Tomás) Os transeuntes sabem que as coisas e pessoas que os rodeiam são temporárias, não lhe pertencem, portanto não se afeiçoam e é o desapego uma das bases para conseguir a libertação.

Uma opinião:

Se conseguirmos desfrutar das coisas e quiser às pessoas sem pensar que nos são imprescindíveis para viver, seremos todos mas felizes. Do afeiçôo nasce o medo... E o medo é a porta ao lado escura...


susana colucci

No hay comentarios: